Estudo Prévio e Projeto de Execução da Eletrificação e Reabilitação do troço Nine/Valença-fronteira, na Linha do Minho (desde a saída da estação de Nine até à fronteira com Espanha), numa extensão aproximada de 92 Km em via única.
Pretendeu-se com esta intervenção proceder à eletrificação e reabilitação integral do troço Nine/Valença-Fronteira, tendo como principal objetivo a criação de condições para tornar o transporte ferroviário mais competitivo na ligação a Espanha e nas ligações inter-regionais do grande Porto com o Minho litoral, através da melhoria das condições de operação da linha e de segurança para circulação de comboios até 750 m de comprimento, redução dos tempos de percurso e custos operacionais, como resposta ao potencial crescimento de procura nas relações do norte de Portugal com a Galiza.
As intervenções realizadas estão alinhadas com o objetivo nacional de reforço estratégico da ligação ferroviária Porto-Vigo e incluem um total de 9 estações, 18 apeadeiros e dois ramais particulares: Ramal Barcelos-Quimigal e o Ramal Darque-Portucel. Este troço será alimentado por uma nova subestação de tração (SST) construída aproximadamente ao PK 72+500, na freguesia de Vila Fria, junto à subestação da REN Vila Fria.