Sistema de Mobilidade do Mondego - totalidade da infraestrutura em fase de construção

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  • Sistema de Mobilidade do Mondego
  • Assinatura do auto de consignação da empreitada
  • Intervenção do Presidente da IP

O Metro do Mondego é um meio de transporte moderno, seguro e confortável, que irá garantir uma alternativa de mobilidade eficiente e sustentável para a região de Coimbra. Toda a infraestrutura de circulação está já em fase de execução no terreno.

Foi iniciada a empreitada de construção do troço de ligação entre a zona da Portagem e Coimbra B, que integrará o Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), no concelho de Coimbra.

Numa cerimónia realizada hoje, Dia Europeu sem Carros, integrado na Semana da Mobilidade, foi assinado o auto de consignação da empreitada pelo Presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz e o consórcio constituído pelas empresas Ramalho Rosa Cobetar, Sociedade de Construções, S.A. e a Contratas y Ventas, S.A.U. (Convensa).

O Presidente da IP sublinhou na sua intervenção que foi dado um grande passo para a transformação da qualidade de vida na cidade, com a melhoria da mobilidade e da intermodalidade no transporte de passageiros. "(...) Mas não estamos apenas a falar de mobilidade, falamos de mobilidade sustentável com a transferência modal para um modo de transporte mais eficiente sob o ponto de vista energético e com menores emissões", concluiu.

    A intervenção neste troço envolve um investimento de perto de 34 milhões de euros e compreende a criação da ligação entre a zona da Portagem e a estação de Coimbra B, com a adaptação do atual canal ferroviário desativado para acomodar o novo perfil transversal tipo BRT-METROBUS, bem como a melhoria das acessibilidades, a remodelação e adequação das vias na zona da Estação de Coimbra B que será dedicada ao novo serviço de transporte de passageiros.

    Com o início desta empreitada, encontra-se em curso no terreno a construção da totalidade da infraestrutura de circulação que servirá o futuro Metro do Mondego, com uma extensão de 42 quilómetros, ligando Serpins, Lousã e Miranda do Corvo ao núcleo urbano de Coimbra.

     


    BENEFÍCIOS


    O futuro Metro do Mondego é um meio de transporte moderno, seguro e confortável, que irá garantir uma alternativa de mobilidade eficiente e sustentável, disponível para as populações da região de Coimbra.

    O projeto do SMM tem como principais benefícios:

    • Promover a mobilidade sustentável, através da implementação de um serviço de mobilidade atrativo e competitivo, operado por veículos elétricos, conduzindo à transferência modal para um modo de transporte energeticamente mais eficiente e com menores emissões de GEE;
    • Reforçar a intermodalidade do sistema de transportes da região de Coimbra, criando condições de integração física, bilhética e tarifária;
    • Promover a ligação dos municípios de Lousã e Miranda do Corvo ao centro urbano de Coimbra sem transbordo, com excelentes condições de segurança e fiabilidade, reforçando a integração económica e social do território.

    O futuro da Mobilidade na região de Coimbra está já a ser construído


    ÂMBITO DA INTERVENÇÃO


    No âmbito da empreitada entre a zona da Portagem e Coimbra B serão realizados os seguintes trabalhos:

    • Desativação das infraestruturas ferroviárias existentes na estação de Coimbra A e no espaço canal entre esta e a estação de Coimbra B, a ser ocupado pelo canal Metrobus;
    • Remodelação, alteração do layout e melhoria de acessibilidades na estação de Coimbra B;
    • Canal Metrobus:
      • Implementação de canal Metrobus segregado com cerca de 1840m sobre a plataforma ferroviária atualmente existente;
      • Quatro paragens em cada sentido;
      • Quatro interseções rodoviárias semaforizadas;
      • Duas intersecções pedonais semaforizadas; 
      • Reperfilamento da Rua Coronel Veiga Simão incluindo um novo pontão sobre a Ribeira do Gorgulão;
      • Intervenção de adaptação em passagem inferior rodoviária ao km 0+079;
      • Demolição e reconstrução de pontão ao km 0+614.

    O empreendimento do SMM, cofinanciado pelo POSEUR, está a ser desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal e pela Metro Mondego, e consiste na implementação de um Metrobus com tração elétrica (a baterias) no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra. 

    POSEUR FC

     


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