3ª Conferência Internacional 'Business On the Way'

Mercado Internacional

A 3ª Conferência Internacional 'Business On the Way' (BOW), da responsabilidade da Associação Empresarial de Portugal (AEP), realizou-se no dia 28 de novembro, em Leça da Palmeira, tendo esta edição sido subordinada ao tema “Os Atuais desafios da Globalização”, e contado com a participação da IP Engenharia.

As Conferências BOW têm como principal objetivo motivar o networking entre empresários e gestores no âmbito do desenvolvimento de competências para abordar e analisar mercados de alto potencial, a apresentação das melhores práticas, oportunidades, processos e estratégias para internacionalização, analisar a relação de Portugal e das empresas portuguesas com os mercados externos, bem como pensar as suas estratégias e a forma como podem criar valor no mercado.

Amílcar Monteiro, Administrador Delegado da IP Engenharia, participou no painel subjacente à temática “Geral Valor e Estratégia para a Internacionalização”, tendo destacado algumas oportunidades paras as empresas portuguesas nos mercados de expressão portuguesa. Teve também oportunidade para ressalvar que o Protocolo “One Belt, One Road” é absolutamente incontornável em Portugal, facto ainda mais premente desde a assinatura do Protocolo entre os Presidentes de Portugal e da China para o desenvolvimento desta iniciativa em dezembro de 2018. 

Em relação às oportunidades que este Protocolo representa para as empresas portuguesas, Amílcar Monteiro salientou que no âmbito das infraestruturas, esta iniciativa abriu um conjunto de oportunidades de investimento, quer ao nível da construção de novas infraestruturas, quer da exportação de produtos para o centro da Europa, em cooperação com entidades e empresas chinesas. 

Por outro lado, no que respeita aos países de Língua Portuguesa, as nossas empresas podem acrescentar vantagens competitivas à ação chinesa, no âmbito das recentes estratégias de atração de investimento estrangeiro em curso um pouco por toda a CPLP - assentes em ambiciosos programas de privatizações e concessões, participando diretamente ou através do apoio à capacitação das instituições locais.

A 3ª Conferência BOW contou com intervenções de oradores nacionais e estrangeiros, que abordaram questões como as vantagens competitivas de Portugal nos mercados externos, o estado de maturidade do tecido empresarial português para a internacionalização, as ameaças ao mundo global ou como gerar valor e estratégia para a internacionalização.

A abertura da Sessão esteve a cargo de Luís Miguel Ribeiro, Presidente da AEP e o encerramento foi da responsabilidade de Augusto Santos Silva, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.