No Dia Mundial do Ambiente a IP foi reconhecida pelo Electrão na Campanha "Todos Pelo IPO"

Ambiente e Sustentabilidade
  • IP reconhecida pelo Electrão na Campanha "Todos Pelo IPO"
  • IP reconhecida pelo Electrão na Campanha "Todos Pelo IPO"

Parceira do Electrão desde 2021, a IP foi reconhecida como uma das organizações que mais contribuiu para a Campanha em 2023 "Todos Pelo IPO", recolhendo um total de 10 toneladas de resíduos. 

Hoje, dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Ambiente sob o tema "A nossa terra. O nosso futuro.", apelando à restauração da terra. Numa altura em que os temas da responsabilidade social e ambiental assumem um papel preponderante na vida de todos, a IP enquanto organismo público reconhece a importância de agir de forma proativa, em prol das comunidades e do futuro coletivo.

Parceira do Electrão desde 2021, a IP foi reconhecida como uma das organizações que mais contribuiu para a Campanha em 2023 "Todos Pelo IPO", recolhendo um total de 10 toneladas de pilhas, baterias e equipamentos elétricos e eletrónicos.

A implementação de uma cultura de recolha seletiva de resíduos tem sido um compromisso da IP, através da colocação de equipamentos de recolha nas várias instalações, incentivando os colaboradores a participarem.

Agir não só na sustentabilidade ambiental, mas cruzar esta linha de atuação com a linha da responsabilidade social corporativa, é um princípio expresso na Declaração de Política de Responsabilidade Social da IP.

Enquanto parceiros do Electrão, a participação nesta campanha possibilita, ainda, consciencializar os colaboradores da IP para as vantagens ambientais da reciclagem e para o papel cívico de cada um, ajudando em simultâneo o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO) a melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados.

Nesta segunda edição da Campanha, que tem como embaixador o apresentador de televisão Fernando Mendes, foram recolhidas 293 toneladas de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, um aumento de 88% face ao ano anterior, permitindo a entrega de um apoio de 30.700 euros ao IPO de Lisboa para a aquisição de equipamento médico e reforço da qualidade da prestação de cuidados de saúde.

As pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados que não são encaminhados para a reciclagem constituem um problema grave para o ambiente e para a saúde humana, já que, à medida que se degradam, vão poluindo o ar, o solo e a água pela libertação de componentes tóxicos nocivos.

Coloque sempre os resíduos nos pontos de recolha e ajude a proteger o Planeta. 

 


Dia Mundial do Ambiente


O Dia Mundial do Ambiente, celebrado anualmente a 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, para incentivar a consciência mundial e a ação para o meio ambiente. 

O ano de 2024 marca o 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, que tem como objetivo impulsionar a ação global na direção do cumprimento das metas de restauro de grandes porções da Terra, capaz de desacelerar as alterações climáticas, proteger a natureza e aumentar os meios de subsistência e a segurança alimentar de milhares de pessoas em todo o mundo.

A Década (2021-2030) para a Restauração dos Ecossistemas foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sendo também o prazo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a linha do tempo que os cientistas identificaram como a última chance de prevenir mudanças climáticas catastróficas.

Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Década da ONU está assim a construir um movimento global para acelerar a restauração do ecossistemas.