O desrespeito pelas regras de segurança e pela sinalização está na origem da grande maioria dos acidentes em passagens de nível. A IP lança hoje uma campanha de sensibilização numa perspetiva de prevenção e alerta para os riscos de atravessamento.
O objetivo da campanha é sensibilizar para os riscos inerentes ao atravessamento em passagens de nível e divulgar as boas práticas e ações a adotar, instigando a comportamentos adequados, ao civismo e respeito pelas medidas de segurança. A segurança em passagens de nível é uma responsabilidade partilhada.
A campanha decorre até 29 de novembro com divulgação na televisão e nas rádios nacionais, regionais e locais, e será amplificada através dos canais digitais e na rede de mupis em estações ferroviárias.
Oiça aqui:
Boas Práticas
A nível europeu, tem existido um esforço de vários agentes para a prevenção, sensibilização e formação para alterar os comportamentos negligentes dos utilizadores e para o cumprimento das boas práticas de segurança.
Os acidentes em passagens de nível representam na Europa 30% do número total de mortes no transporte ferroviário.
Entre as causas principais para a ocorrência destes acidentes estão a desvalorização do risco, a distração e a falta de atenção às indicações dos sinais, quer no atravessamento pedonal quer rodoviário.
Os acidentes são evitados com o cumprimento das regras de segurança:
- No atravessamento de uma passagem de nível respeite a sinalização apresentada. Atravessar uma passagem de nível com as barreiras fechadas e/ou sinalização ativa é ilegal e pode ser mortal.
- Atravessar a via-férrea fora dos locais identificados ou sinalizados é ilegal e está sujeito a coima.
- Certifique-se que não se aproxima nenhum comboio e atravesse com prudência. Nunca pare a meio do atravessamento. Lembre-se que um comboio pode ocultar outro.
- A proibição de atravessamento numa passagem de nível tem início a partir do momento em que a sinalização luminosa é ativada. O desrespeito pela sinalização nas passagens de nível representa uma contraordenação grave punível com coimas.
- A audição é um sentido privilegiado para se dar conta da aproximação de um comboio. Nunca atravesse uma linha de caminho-de-ferro com auscultadores nos ouvidos.
- Se um veículo avariar numa passagem de nível e o comboio se aproximar, deve abandonar imediatamente a viatura e afastar-se da via-férrea.
- As passagens de nível automatizadas estão dotadas de um número de contacto para o qual deverá ligar em caso de emergência. Nas restantes passagens de nível deve contactar o 112.
IP Investe no Reforço da Segurança nas Passagens de Nível
Ao longo dos últimos anos, a IP, tem investido na melhoria e reforço das condições de segurança de atravessamento e procedido à supressão de centenas de passagens de nível em toda a Rede Ferroviária Nacional.
No início do ano 2000 o número total de PN era de 2.494. Atualmente, existem 820 passagens de nível na Rede Ferroviária Nacional, registando uma redução de cerca de 70%.
A política de supressão e melhoria das condições de segurança nas PN, promovida pela IP, tem contribuído fortemente para a redução da sinistralidade.
Este é um trabalho contínuo que requer o empenho das várias entidades interessadas, incluindo as autarquias dos territórios onde se localizam as PN.
Comparando com os registos dos últimos 20 anos, os valores atuais representam uma redução de cerca de mais de 85% do total de acidentes em PN.
Não obstante os números positivos já alcançados, importa continuar a melhorar a Segurança.
Com este objetivo foram já traçadas as metas e programadas intervenções de reforço das condições de segurança no atravessamento nas PN, prevendo-se reduzir o número de acidentes em PN para menos de dez por anos após 2030.
Esta meta será alcançada com os investimentos já a ser desenvolvidos, no âmbito do Programa Ferrovia2020, e futuros, a concretizar ao abrigo do Programa Nacional de Investimentos – PNI2030.
No seu conjunto, o valor total a investir nos próximos anos nestas intervenções, ascenderá a mais de 230 milhões de euros, que irão permitir a supressão de 259 passagens de nível e a automatização de 218 em todo o país.