Esta iniciativa permitiu a partilha de experiências e de boas práticas entre ambas as partes, identificando-se pontos de contacto privilegiados que poderão ser essenciais para futuras relações de cooperação entre as duas empresas.
A Infraestruturas de Portugal (IP) acolheu, no passado dia 01 de outubro, uma delegação da companhia ferroviária brasileira MRS Logística, S.A., composta por Vagner Emanuel, responsável da Gerência de Engenharia de Infraestrutura, e por João Junqueira, especialista com funções de gestão na mesma estrutura daquela empresa.
A visita concretizou-se na sequência do interesse manifestado pela MRS em realizar um benchmarking com a IP em matéria de Manutenção Ferroviária e Gestão de Ativos, de modo a conhecer as principais estratégias de manutenção adotadas para garantir a fiabilidade da rede portuguesa de caminho-de-ferro e promover a partilha do conhecimento nesta área específica da atividade ferroviária.
A iniciativa contou com a presença de Miguel Cruz, Presidente do Conselho de Administração da IP, que, numa breve intervenção de boas-vindas, aludiu à importância e à disponibilidade dos quadros da IP em desenvolverem ações desta natureza, nomeadamente no caso concreto, tratando-se de uma empresa de um país lusófono com a dimensão do mercado brasileiro.
Gonçalo Oliveira, Responsável pela Representação Internacional, deu a conhecer a realidade organizacional do Grupo IP e do setor ferroviário português, bem como as principais características das redes rodoviária e ferroviária geridas pela empresa.
Indo ao encontro do que havia sido solicitado pela MRS em termos de temáticas-chave sobre Manutenção Ferroviária e Gestão de Ativos, os trabalhos prosseguiram depois com duas apresentações técnicas feitas por diretores na empresa:
- Uma primeira incidiu sobre a “Estratégia de Gestão de Ativos Ferroviários”;
- Uma segunda debruçou-se sobre a “Estratégia de Intervenção na Rede Ferroviária”;
Por sua vez, os representantes da MRS deram a conhecer a realidade da sua empresa, com destaque para os aspetos organizacionais, o modelo de concessão, as características da rede ferroviária, focando-se depois no trabalho que desenvolvem na área específica da Gestão de Ativos da sua rede ferroviária. A MRS corresponde a Malha Regional Sudeste, que, por coincidência, corresponde também às iniciais dos três estados brasileiros onde opera: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Trata-se da empresa concessionária responsável pela gestão, manutenção e exploração de uma rede com cerca de 1.600 km, localizada nos referidos estados, nos quais se concentra cerca de metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
A empresa assegura o transporte exclusivamente de mercadorias, tendo, em 2022, sido responsável pelo transporte de 178 milhões de toneladas, com a seguinte segmentaçãoː minério de ferro (58%), produtos agrícolas (26%), produtos siderúrgicos (3,8%), celulose (3,2%), entre outros. Estes números correspondem a quase 20% do total de produtos exportados pelo Brasil e a um terço de todas as mercadorias transportadas por via-férrea no país, sendo a MRS responsável pelo escoamento dessas mercadorias através de alguns dos principais portos daquele país da América do Sul.
Foi reconhecido por todos os participantes que a iniciativa permitiu promover a partilha de experiências e de boas práticas entre ambas as partes, identificando-se pontos de contacto privilegiados que poderão ser essenciais para futuras relações de cooperação entre as duas empresas.