IP promove sessão de capacitação com dirigentes de Moçambique

Internacional
Mercado Internacional
  • sessão de capacitação com Dirigentes de Moçambique
  • sessão de capacitação com Dirigentes de Moçambique

No âmbito dos trabalhos de assistência técnica que o Grupo Infraestruturas de Portugal/IP Engenharia (IP/IPE) está a desenvolver para entidades do Governo de Moçambique, foi promovida uma sessão de capacitação institucional nas áreas da comunicação empresarial e da internacionalização de empresas.

No âmbito dos trabalhos de assistência técnica que o Grupo Infraestruturas de Portugal/IP Engenharia (IP/IPE) está a desenvolver para entidades do Governo de Moçambique, nomeadamente, para o Ministério da Indústria e Comércio (MIC), e para a Agência de Promoção de Investimento e Exportações de Moçambique (APIEX), foi promovida, entre os dias 13 e 15 de setembro, uma sessão de capacitação institucional nas áreas da comunicação empresarial e da internacionalização de empresas.

Participaram na sessão o Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada de Moçambique em Portugal, Florêncio Papelo, e a Diretora da Divisão de Investimentos e Exportações da APIEX, Teresa Martins.

Na primeira parte da sessão, a Diretora de Comunicação e Imagem da IP, Rosário Rocio, apresentou as várias componentes que constituem a atividade de comunicação da IP, sublinhado a importância da existência de uma estratégia de comunicação adaptada à realidade de cada instituição – realçando o serviço público que a IP presta, que esteja verdadeiramente alinhada com a missão, valores e objetivos da empresa, e que equilibre as componentes interna e externa. Destacou ainda a importância das ações de promoção da cultura e da marca da empresa, assim como da crescente relevância que a comunicação multicanal representa, com focos nos diferentes canais digitais, entre outros aspetos.

Na segunda parte, os Dirigentes de Moçambique o assistiram a uma apresentação do professor Pedro Vieira, Diretor do “Executive Master in International Business” da Porto Business School da Universidade do Porto, sobre o tema da internacionalização de empresas. O docente abordou vários temas, que abrangeram o diagnóstico para a internacionalização, a seleção de mercados prioritários de atuação, as opções de entrada em mercados internacionais, o plano de expansão internacional, a internacionalização e a sustentabilidade, e a comunicação e gestão em contexto intercultural.

Ao proporcionar esta sessão de capitação, cujos conteúdos foram preparados tendo em conta o novo posicionamento que o Governo de Moçambique, através da ação do MIC e da APIEX está a adotar no que diz respeito à promoção do País como destino preferencial de investimento estrangeiro – de que se destaca como objetivo o investimento no sector das infraestruturas, o Grupo IP/IPE mostrou uma vez mais o seu compromisso com a transferência de conhecimento e experiências com entidades parceiras dos Países de expressão portuguesa.