Realizou-se no LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, nos dias 14 e 15 de outubro, a LNEC Lisbon Conference 2024 sob o tema "Urban Risks and Societal Resilience".
Este ano, pretendeu-se explorar os temas emergentes e relevantes para o progresso da Engenharia Civil e de todas as áreas transversais.
A conferência dividiu-se em três sessões, com o objetivo comum de repensar estratégias para mitigar os riscos urbanos e melhorar a resiliência das cidades, incentivar as cidades inteligentes e a economia circular.
A sessão de abertura foi marcada por intervenções sobre "Riscos Urbanos e Resiliência Societal", o tema central do evento, que contou com a participação da Infraestruturas de Portugal (IP), representada por Miguel Cruz, Presidente do grupo, acompanhado pelos altos representantes de empresas do setor da mobilidade e da administração pública.
Da parte da tarde, a IP participou na sessão "Urban Risk Management" em conjunto com vários representantes das empresas do setor, moderados por Cátia Vilaça, da Construção Magazine.
Nesta sessão, Alberto Aroso, representante da IP, apresentou a metodologia utilizada pelo grupo no desenho do Plano de Resiliência às Alterações Climática, também conhecido como PRIAC, partilhando a experiência adquirida na adaptação das infraestruturas ferroviárias aos desafios climáticos prementes, dando como exemplo o caso da Linha de Cascais. Consulte a apresentação da IP:
Apresentação - Plano de Resiliência às Alterações Climáticas (PRIAC)
Este evento resulta da parceria estratégica entre a IP e o LNEC, fomentando a ligação às comunidades académicas, científicas e tecnológicas, com o objetivo de promover o estudo e a investigação de matérias que possam coadjuvar e melhorar a sua forma de desempenhar a sua missão, convictos de que a ligação entre as empresas e estas comunidades é importante para o desenvolvimento e para o progresso do país.
A próxima edição está programada para dia 15 e 16 de outubro de 2025.