IP participa no “Girls in ICT Day” - projeto “Engenheiras por Um Dia”

Tecnologias de Informação

A 23 de abril assinala-se o Dia Internacional das Raparigas nas Tecnologias da Informação e Comunicação. 

Este ano, a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o Projeto "Engenheiras por um Dia" e o movimento Portuguese Women in Tech organizam, entre 20 e 24 de abril, a semana de atividades digitais e de (re)conhecimento do trabalho e trajetória de mais de 70 mulheres profissionais das áreas das engenharias e tecnologias de informação e comunicação, junto das escolas parceiras e de outras escolas a nível nacional através de plataformas de comunicação digital. 

A IP enquanto parceira do Projeto “Engenheiras por Um Dia” e signatária da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, da Carta Portuguesa para a Diversidade, associa-se pelo segundo ano ao “Girls in ICT Day”, com a participação da engenheira Isabel Ribeiro, da Direção de Sistemas de Informação da IP, no debate online promovido hoje, dia 23, às 15h00, pela Escola Secundária de Vila Verde, em Braga, para os/as alunos/as do 11º ano. 

Neste dia as engenheiras das organizações aderentes do projeto, partilham o seu percurso e a sua experiência profissional, de forma a sensibilizarem as raparigas para escolherem carreiras nas áreas da TIC e não só.

Engenharia um dia

​​​​​​​Missing ficheiro.

Engenheiras por Um Dia

O Projeto “Engenheiras por Um Dia”, visa combater os estereótipos de género, promovendo, junto das alunas do ensino básico e secundário, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estes são domínios masculinos. 

Atualmente as mulheres representam menos de dois em cada 10 profissionais das TIC em Portugal: a sua proporção neste grupo decresceu de 17,1% em 2005 para 14,7% em 2018 (Eurostat), e apenas cerca de 0,2% das adolescentes portuguesas aspiram a trabalhar nestas áreas (Instituto Europeu para a Igualdade de Género).

Estas atividades incluem sessões de role model com a participação de 70 mulheres ligadas às engenharias e tecnologias que irão partilhar a sua experiência académica e profissional, a realização de entrevistas a mulheres da família dos/as participantes que exerçam profissões nestas áreas, a visualização e discussão de filmes em contexto de aula ou, até, desafios para a construção de soluções TIC em período de confinamento social.

Desde o seu lançamento em outubro de 2019, a 3.ª edição do Projeto Engenheiras Por Um Dia, que conta com 41 entidades parceiras, entre as quais a IP, incluindo empresas, associações e municípios, 11 universidades e 30 escolas, já envolveu mais de 2000 alunas/os de várias faixas etárias.

O Projeto “Engenheiras Por Um dia” está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030 - Portugal Mais Igual, sob a coordenação técnica da Comissão para a Cidadania e a Igualdade e de Género, em parceria com a Carta Portuguesa para a Diversidade, o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros.