IP Engenharia inicia assistência técnica para a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Moçambique

Mercado Internacional
  • Assistência técnica IPE para a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Moçambique

O objetivo do Programa visa apoiar um modelo de funcionamento mais eficiente da parte da APIEX, tanto na atividade de atração de investimento direto estrangeiro, como no fomento das exportações, criando condições para aumentar o seu contributo para o desenvolvimento de Moçambique.

O Grupo Infraestruturas de Portugal (IP), através da IP Engenharia (IPE), iniciou os trabalhos do Programa de Assistência Técnica para a Melhoria do Planeamento e do Funcionamento Interno da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações - APIEX, IP.

Os trabalhos a desenvolver para a APIEX inserem-se no alargamento do Programa de Assistência Técnica que o Grupo IP/IPE se encontra a desenvolver para o Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique (MIC), uma das principais entidades tuteladas deste Ministério.

O objetivo do Programa visa apoiar um modelo de funcionamento mais eficiente da parte da APIEX, tanto na atividade de atração de investimento direto estrangeiro, como no fomento das exportações, criando condições para aumentar o seu contributo para o desenvolvimento de Moçambique – cuja prioridade atual reside na implementação do Programa Nacional Industrializar Moçambique (PRONAI) que, por sua vez, assenta em quatro pilares estratégicos de onde se destaca o desenvolvimento de infraestruturas de transporte mais resilientes e sustentáveis.

A APIEX é, assim, fundamental enquanto “pivot” na coordenação entre setores no que diz respeito à atração de investimento privado, que possa preencher o “gap” massivo de investimento que é necessário efetuar em estradas e caminhos de ferro, tendo em vista a industrialização do País.

Esta Assistência Técnica iniciou-se  a 4 de abril de 2022, numa sessão que decorreu na sede da APIEX, com a presença do Diretor Geral da APIEX, Gil Bires, do Administrador do Grupo IP/IPE, Amílcar Monteiro, e Dirigentes das instituições, e tem uma duração inicial de doze meses.

Este trabalho, de âmbito institucional, junta-se assim aos dois Programas que estão em curso em Moçambique, nomeadamente para o Ministério dos Transportes e Comunicações, desde novembro de 2018 e para o Ministério da Indústria e Comércio, desde julho de 2020.