IP apoia o Banco Alimentar contra a Fome

Responsabilidade Social
  • IP apoia o Banco Alimentar contra a Fome
  • IP apoia o Banco Alimentar contra a Fome

Com o contributo de todos/as doamos uma "Dose de Esperança" a quem mais precisa.

No dia 8 de novembro a cobertura de um dos armazéns subconcessionados pela IP Património (IPP), empresa do Grupo IP, ao Banco Alimentar contra a Fome (BA), em Alcântara-Terra, foi totalmente danificada por um tornado. De imediato, as equipas da IP/IPP mobilizaram-se para encontrar solução para repor os 600 m2 de cobertura danificada de modo a garantir a realização da campanha de recolha de bens alimentares programada para os dias 26 e 27 de novembro.

Procedeu-se numa primeira fase à remoção dos escombros e à desmontagem da estrutura de cobertura danificada e da rede de baixa tensão. Em paralelo foram avaliadas soluções técnicas alternativas procedendo-se à análise dos custos de construção que instruíram a participação ao seguro do subconcessionário.

Optou-se no final pela construção de uma nova estrutura em madeira lamelada, revestida com painéis do tipo sandwich.

Graças ao empenho das equipas da IP/IPP, dos prestadores de serviço da IP e do Exército Português, foi possível concluir as obras a tempo de se realizar a campanha de recolha de alimentos que contou com a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 26 de novembro, a convite da Presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet, tendo ambos agradecido publicamente à IP e IPP, representadas pelo Presidente da IP, Miguel Cruz e pelo Vice-Presidente, Carlos Fernandes, pela pronta disponibilidade e empenho que foram determinantes na célere execução da nova cobertura.

A IP juntou-se ainda à Campanha de recolha de alimentos, através dos seus colaboradores e familiares, enquanto voluntários, no dia 27 de novembro, ajudando a recolher alimentos no supermercado instalado na Estação de Santa Apolónia, onde foram angariados 437 kg de alimentos.

Na Estação de Sete Rios foram angariados 1.246 kg e na Estação do Cais do Sodré 423 kg.

Esta Campanha de Recolha de Alimentos angariou 509 toneladas de alimentos pelo Banco Alimentar de Lisboa, que vão agora contribuir para minorar as carências alimentares de cerca de 70.000 pessoas, através de 392 instituições.

A nível nacional e terminada a Campanha que decorreu via online até 4 de dezembro, foram angariadas 2.086 toneladas de alimentos. Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a 2.600 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a cerca de 400 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.

Com o contributo de todos/as doamos uma "Dose de Esperança" a quem mais precisa. 


Dia Internacional do Voluntário


O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro, data proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas, e tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

Em 2022 o tema é a "solidariedade através do voluntariado", destacando o poder da humanidade coletiva para impulsionar uma mudança positiva através do voluntariado.

A IP no âmbito da sua Política de Responsabilidade Social apoia várias causas nacionais, nomeadamente o Banco Alimentar contra a Fome através da cedência de instalações em Lisboa, Caldas da Rainha, Évora e Covilhã, e da autorização da recolha de alimentos nos supermercados instalados nas Estações do Cais do Sodré, Sete Rios e Santa Apolónia.