Início do Projeto de Quadruplicação da Linha de Cintura

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  • Linha de Cintura - Marvila
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Os trabalhos serão realizados entre Roma/Areeiro e Braço de Prata. No mesmo âmbito será modernizada a Linha do Norte, entre Braço de Prata e Sacavém. Este  investimento integra o PNI2030.

A Infraestruturas de Portugal (IP) iniciou o Projeto de Execução e Estudo de Impacte Ambiental para a Quadruplicação da Linha de Cintura (Roma/Areeiro - Braço de Prata) e a Modernização da Linha do Norte no troço Braço de Prata – Sacavém.

Desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Investimentos (PNI2030), este importante empreendimento visa aumentar a capacidade operacional do sistema ferroviário, melhorando as condições de mobilidade, permitindo assegurar mais comodidade aos milhares de passageiros que utilizam o transporte ferroviário nas suas deslocações diárias na Área Metropolitana de Lisboa. 


O Projeto envolve a execução de intervenções numa extensão total de cerca de 15,5 quilómetros e engloba:

  • A quadruplicação da Linha de Cintura, entre as Estações de Roma/Areeiro e de Braço de Prata;
  • A modernização da Linha do Norte entre as Estações de Braço de Prata e de Sacavém, incluindo a reformulação integral do diagrama de via da Estação do Oriente, com inserção de mais três vias;
  • A construção de novas Estações em Chelas/Olaias e em Braço de Prata e do novo Apeadeiro de Marvila, adequadas aos novos serviços ferroviários e que asseguram melhores condições de segurança, conforto e acesso aos utilizadores. A Estação em Chelas/Olaias será dotada de uma interface com a Estação de Metro das Olaias;
  • A construção de seis novas obras arte ferroviárias (três pontes, um viaduto e dois túneis); 
  • A substituição integral dos sistemas de catenária nos troços da Linha de Cintura e Linha do Norte objeto de intervenção; 
  • A construção das infraestruturas de suporte à componente de Sinalização e Telecomunicações;
  • Estas intervenções, que a Infraestruturas de Portugal muito valoriza, permitirão o aumento da oferta nas Linhas de Cintura, do Norte e de Sintra, em particular dos suburbanos, mas também nos regionais e de longo curso.
  • A concretização destes investimentos irá ainda criar condições para a implementação de novos serviços de Alta Velocidade entre Lisboa-Oriente e Porto-Campanhã.