Uma delegação do Ministério das Obras Públicas de Timor-Leste (MOP-TL) visitou a Infraestruturas de Portugal (IP) no passado dia 7 de dezembro. No âmbito desta visita, foi organizada uma reunião com o propósito de fazer o ponto de situação do processo de cooperação institucional com o Grupo IP, desenvolvido através da IP Engenharia (IPE), e o MOP-TL.
A delegação, que foi recebida pelo Presidente da IP e da IPE, Miguel Cruz, e pelo Administrador da IPE, Amílcar Monteiro, foi liderada pelo Diretor Geral de Obras Públicas de Timor-Leste, Rui Hernâni Guterres, e contou ainda com a presença do Assessor Técnico do MOP-TL, Vital Araújo.
No decorrer da reunião, foi analisado o processo de implementação a curto-prazo de um Programa de Assistência Técnica a desenvolver pelo Grupo IP/IPE para apoiar o MOP-TL a melhorar a gestão das infraestruturas rodoviárias, assim como também foram analisados alguns dos desafios com que o MOP-TL se depara na gestão da rede da rede de estradas – de que sublinham a incidência de eventos provocados pelas alterações climáticas e a sustentabilidade dos investimentos.
Foi ainda efetuada uma apresentação sobre Inspeção de Pavimentos Rodoviários e realizada uma visita ao Centro de Controlo de Tráfego, áreas em que a experiência do Grupo IP se pode revelar uma mais-valia acrescida para o MOP-TL.
No final da sessão, o Diretor Geral do MOP-TL expressou o seu reconhecimento pela amistosa receção e pela disponibilidade demonstrada pelo Grupo IP/IPE para apoiar o MOP-TL, que possibilitará que este Ministério desenvolva mecanismos para aumentar o seu contributo para o desenvolvimento do País. O Dirigente do MOP-TL terminou fazendo votos para que em breve se inicie o Programa de Assistência Técnica que está a ser estruturado, enaltecendo o bom exemplo que esta ação de âmbito técnico-institucional representará para a vitalidade das relações bilaterais entre Portugal e Timor-Leste.


