Continuam a decorrer os trabalhos de Assistência Técnica que a IP Engenharia, em parceria com a China Tiesiju Civil Engineering (CTCE), está a desenvolver para o Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique (MTC). Nesta 2ª fase em curso está a ser implementado um Sistema de Gestão por Processos (SGP) no Ministério.
A implementação do Sistema de Gestão por Processos no Ministério vai permitir melhorar o funcionamento geral da instituição, por via da sistematização das atividades, organizando-as em processos, procedimentos e práticas - em linha com as boas práticas de gestão em grandes organizações - reduzindo a complexidade, a burocracia, o tempo de análise e decisão e otimizando em simultâneo os recursos envolvidos.
O desenvolvimento deste Sistema permitirá aumentar as condições de base para executar as ações de caráter estrutural que o Governo de Moçambique propõe para o próximo quinquénio (2020-2024), designadamente, soluções que permitam mobilizar recursos financeiros para a manutenção e expansão das infraestruturas de transporte e logística e para melhorar a qualidade dos serviços prestados. Em suma, o MTC poderá avançar com mais e melhores infraestruturas de transporte.
O SGP do MTC é um projecto inovador e pioneiro no seio da administração pública de Moçambique. Representa o compromisso do Executivo, não só na execução das políticas do Governo, mas essencialmente na melhoria da qualidade de vida dos Moçambicanos, dado o importante papel que as infraestruturas e os transportes desempenham.
Atendendo a que este processo requer o envolvimento e comprometimento de todos os Diretores Nacionais, Diretores, Chefes de Departamento e funcionários do MTC, na primeira semana de novembro foram realizadas em Maputo três sessões de esclarecimento, dirigidas aos cerca de 160 funcionários, sobre o Sistema de Gestão por Processos do MTC. As sessões resultaram numa interacção entre todos os funcionários do MTC e a Equipa da Assistência Técnica do MTC e da IPE, que no final se revelou muito positiva.
O encerramento de uma das sessões foi efetuado pela vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo.
![]()
Entretanto, os trabalhos continuam, tendo em vista caracterizar as atividades executadas pelo MTC e identificar as atribuições formais necessárias para o seu desenvolvimento.


