16º Congresso Nacional de Geotecnia

Corporativo

O 16º Congresso Nacional de Geotecnia realizou-se nos dias 27 a 30 de maio de 2018 em Ponta Delgada, Açores, tendo sido organizado pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) dos Açores, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG). Durante o decorrer da edição deste ano, realizaram-se ainda as "Sextas Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia".

Os Congressos são o principal evento da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Geotecnia e são realizados desde 1985 com uma periodicidade bienal, tendo como objetivo fomentar o debate técnico e científico entre a comunidade geotécnica nacional. As sessões integraram as áreas da geologia de engenharia, da mecânica dos solos e da mecânica das rochas e proporcionaram a troca e atualização de conhecimentos entre os especialistas ligados à investigação, ao ensino, ao projeto, à construção, à manutenção e à exploração de obras na área da Geotecnia.
As sessões técnicas foram divididas pelas seguintes áreas temáticas:

  • Prospeção e caracterização geotécnica
  • Riscos naturais e geotécnicos
  • Fundações, escavações e obras subterrâneas
  • Tratamento e reforço de maciços
  • Engenharia sísmica nas construções geotécnicas
  • Encostas e taludes Geotecnia ambiental, planeamento e sustentabilidade
  • Geotermia
  • Barragens e aterros
  • Geotecnia de mineração
  • Geotecnia portuária

Tal como em anos anteriores, este Congresso teve a participação da IP Engenharia, com apresentação do artigo técnico “Experiência da IP Engenharia em estudos geotécnicos e projetos de terraplenagem na ferrovia da Argélia”, elaborado pelos técnicos Tiago Midões e Luis Ferreira e que permitiu dar a conhecer à comunidade geotécnica o trabalho desenvolvido nos últimos anos pela IP Engenharia no âmbito do projeto ferroviário a nível internacional.

Neste artigo são apresentados os projetos ferroviários desenvolvidos nos últimos anos pela IP Engenharia na Argélia, em consórcio com a TPF Planege. Estes projetos, tanto para construção de linha nova como para modernização e duplicação de linha existente, fazem parte do grande plano de modernização e expansão da rede ferroviária Argelina.

Para além do seu enquadramento geral, a explanação e caracterização destes projetos centrou-se na descrição dos estudos geológicos e geotécnicos realizados e nas soluções do projeto de terraplenagens, fazendo, sempre que necessário, referência à interação que a realidade Argelina teve no desenrolar dos mesmos.

Foi feito um enquadramento geológico das regiões de desenvolvimento dos projetos e descrita a metodologia dos trabalhos de reconhecimento geológico e geotécnicos realizados, dando algum enfâse ao estudo e classificação dos materiais (solos e rochas) envolvidos nas terraplenagens. Relativamente ao Projeto de Terraplenagens foi apresentado o dimensionamento das partes que constituem a infraestrutura da via-férrea (sub-balastro e plataforma), caracterizadas as questões relativas às escavações e aos aterros e apresentadas as soluções definidas para os blocos técnicos a construir.