Lançada obra de requalificação da EN101

2020-10-30

Foi publicado em Diário da República o concurso público para a requalificação do troço da EN101, com 20,4 quilómetros, localizado no concelho de Vila Verde, distrito de Braga. A empreitada tem um preço base estimado em 6,3 milhões de euros. 

Pretende-se com este investimento melhorar as condições de mobilidade e segurança dos milhares de utilizadores que diariamente utilizam a EN101, com enfoque num percurso onde se verifica uma ocupação marginal acentuada, com características urbanas e semiurbanas, em especial na passagem de alguns aglomerados habitacionais e industriais.

O troço a beneficiar situa-se entre o quilómetro 63, junto à povoação de Figueirinha, e o quilómetro 83,460, na interseção com a EN205, atravessando onze freguesias de Vila Verde - Vade; Sande, Vilarinho, Barros e Gomide; Pico; Pico de Regalados; Gondiães e Mós; Prado; Vila Verde e Barbudo; Loureira; Gême; Soutelo - Vila Verde; Esqueiros, Nevogilde e Travassós.

Com prazo de execução de 420 dias, serão desenvolvidos trabalhos de beneficiação do pavimento, reforço e adequação da sinalização horizontal e vertical, de equipamentos de segurança da via, de reabilitação do sistema de drenagem e de tratamento das zonas de travessia urbana. 

Serão também melhoradas as condições de acessibilidade e segurança através da reformulação de duas intersecções:

  • Ao quilómetro 76,150, o entroncamento de acesso à Zona Industrial de Gême;
  • Ao quilómetro 82,975, o cruzamento com a EN205, onde será executada uma rotunda.

Também com o objetivo de reforço das condições de segurança será efetuada a retificação da curva à direita situada ao quilómetro 72,1.

Por solicitação da Câmara Municipal de Vila Verde irá proceder-se à deslocalização da paragem de autocarros de passageiros atualmente ao quilómetro 74,550, lado direito, para o quilómetro 74,600, no mesmo lado, inserindo-se a gare de paragem e passeio adjacente, numa faixa de terreno municipal.

O Concurso Publico encontra-se agora em fase de receção de propostas.