Concluída a estabilização de talude na Linha do Minho

2020-12-29

Foi concluída a empreitada de estabilização de talude situado ao quilómetro 0,800 da Linha do Minho, no troço entre as Estações Ferroviárias de São Bento e Campanhã, no Porto.

A intervenção envolveu um investimento de 120 mil euros e teve por objetivo estabilizar o talude, em maciço granítico, de forma a mitigar o risco de queda de blocos para a via-férrea, reforçando as condições de segurança num troço de elevada importância para a mobilidade dos utentes do transporte ferroviário na área urbana do Porto. Os trabalhos consistiram na colocação de redes de proteção de alta resistência associado a malha de pregagens.

A empreitada foi executada pela empresa Scoplano, Sociedade de Construção e Terraplanagem, Lda, tendo a gestão do contrato e fiscalização sido asseguradas pelo Centro Operacional de Manutenção Norte da Direção de Rede Ferroviária da Infraestruturas de Portugal (IP), que desenvolveu a solução técnica e o projeto para execução da obra em colaboração com a Direção de Engenharia e Ambiente da IP.

Em resultado de um meticuloso planeamento da obra, e apesar de decorrer num troço com um número muito elevado de circulações, a obra foi executada sem comprometer a circulação regular de comboios.