Bolsa de investigação no âmbito do projeto IN2TRACK-3

2021-02-09

Está aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projeto de I&D IN2TRACK 3 no domínio do Digital Twin na Gestão de Ativos da Infraestrutura, com o apoio financeiro da Infraestruturas de Portugal.

O período de candidatura decorre de 8 de fevereiro a 25 de março de 2021.

Esta bolsa destina-se a detentor do grau de Mestre em Engenharia Civil, Engenharia Informática ou Sistemas de Informação, inscrito num dos seguintes programas doutorais: 

  • PRODEC – Programa Doutoral em Engenharia Civil da FEUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;
  • Programa Doutoral em Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.

Terá a duração de 12 meses, renovável anualmente até 36 meses, com início previsto para abril de 2021 e em regime de exclusividade. 

Os interessados podem consultar o edital do concurso no site eracareers - o Portal de Mobilidade dos Pesquisadores pan-europeus. 

Inovação

Sobre o Projeto IN2TRACK-3

O IN2TRACK 3 dá continuidade aos dois projetos anteriores IN2TRACK e IN2TRACK-2, visando responder ao tópico “Research into optimized and future railway infrastructure” do programa Horizonte 2020 – Shift2Rail, com exigências de prontidão tecnológica (TRL) crescentes.

O desafio específico do Projeto IN2TRACK-3 consiste no desenvolvimento de tecnologias e demonstradores tecnológicos de nível de maturidade equivalente a TRL7, nomeadamente:

  • desenvolvimento e melhoria de sistemas de via e aparelhos de via já existentes e em operação; 
  • desenvolvimento das próximas gerações de sistemas de via e aparelhos de via; 
  • melhoria do desempenho das pontes e túneis ferroviários.

A IP, através do consórcio EUROC, é parceira do projeto, e irá participar nas atividades do WP4: Next Generation Track e WP5: Bridges and Tunnels.

Mais informação sobre Inovação na Infraestruturas de Portugal aqui.